📚 Uma atividade completa e reflexiva para trabalhar as desigualdades sociais com os alunos de forma crítica, acessível e conectada com sua realidade.
Essa proposta didática estimula a leitura, interpretação e análise de imagens e dados sobre as desigualdades no Brasil, com foco em temas como moradia, renda, saneamento e exclusão social.
📌 Alinhada à BNCC – Ideal para:
Geografia e Sociologia no Ensino Fundamental II (8º e 9º anos).
Projetos interdisciplinares sobre Direitos Humanos e Cidadania.
Discussões sobre desigualdade urbana e regional.
✍️ O que o aluno vai fazer:
Leitura e interpretação de texto sobre desigualdades sociais.
Análise de imagem com contraste urbano (favela × bairro nobre).
Preenchimento de lacunas e questões discursivas.
Leitura de gráfico com dados reais sobre IDH e saneamento nas regiões do Brasil.
Escrita de parágrafos argumentativos com base em evidências.
🎯 Benefícios para o professor:
Material pronto para imprimir e aplicar.
Estímulo à consciência crítica e à argumentação.
Gabarito completo incluso.
🧠 Perfeita para abordar temas sociais com profundidade e sensibilidade, promovendo o pensamento crítico e a empatia dos estudantes!