1 x de R$5,50 sem juros | Total R$5,50 | |
2 x de R$3,00 | Total R$6,01 | |
3 x de R$2,03 | Total R$6,10 | |
4 x de R$1,54 | Total R$6,16 | |
5 x de R$1,24 | Total R$6,19 | |
6 x de R$1,04 | Total R$6,22 | |
7 x de R$0,89 | Total R$6,24 | |
8 x de R$0,78 | Total R$6,27 | |
9 x de R$0,70 | Total R$6,31 | |
10 x de R$0,63 | Total R$6,33 | |
11 x de R$0,58 | Total R$6,36 | |
12 x de R$0,53 | Total R$6,38 |
Esta atividade prática e investigativa foi criada para ajudar os professores de Geografia a ensinar sobre o movimento de rotação da Terra e a formação do dia e noite. Por meio de uma experiência simples e envolvente, os alunos poderão observar e compreender como a Terra gira em torno de seu eixo, levando 24 horas para completar uma volta completa. A atividade utiliza a sombra de um objeto (caneta ou lápis) para demonstrar como a posição do Sol no céu muda ao longo do dia, refletindo o movimento de rotação da Terra.
Passo a Passo da Experiência:
Folha de Observação:
Observação Inicial: Os alunos descrevem como a sombra se apresenta no início da experiência.
Mudanças ao Longo do Dia: Os alunos registram como a posição da sombra muda, a direção do movimento e se a sombra fica mais longa, mais curta ou permanece do mesmo tamanho.
Relação com o Sol: Os alunos refletem sobre como a posição do Sol no céu influencia a sombra e o que causa as mudanças observadas.
Reflexão Final:
Os alunos são incentivados a relacionar as observações da sombra com o movimento de rotação da Terra, compreendendo por que temos dia e noite.
Objetivos de Aprendizado:
Compreender o conceito de rotação da Terra e sua relação com a formação do dia e noite.
Desenvolver habilidades de observação, registro e análise de dados.
Relacionar fenômenos astronômicos com eventos cotidianos, como a mudança da posição do Sol e das sombras ao longo do dia.
Atividade prática e interativa, que permite aos alunos vivenciarem o conceito de rotação da Terra de forma concreta.
Alinhada às habilidades da BNCC, garantindo a adequação ao currículo escolar.
Promove o pensamento crítico e a investigação científica, incentivando os alunos a questionarem e refletirem sobre os fenômenos naturais.