R$6,50
Ver mais detalhes

Esta atividade prática e investigativa foi criada para ajudar os professores de Geografia a ensinar sobre o movimento de rotação da Terra e a formação do dia e noite. Por meio de uma experiência simples e envolvente, os alunos poderão observar e compreender como a Terra gira em torno de seu eixo, levando 24 horas para completar uma volta completa. A atividade utiliza a sombra de um objeto (caneta ou lápis) para demonstrar como a posição do Sol no céu muda ao longo do dia, refletindo o movimento de rotação da Terra.

 

  1. Passo a Passo da Experiência:

  2. Folha de Observação:

    • Observação Inicial: Os alunos descrevem como a sombra se apresenta no início da experiência.

    • Mudanças ao Longo do Dia: Os alunos registram como a posição da sombra muda, a direção do movimento e se a sombra fica mais longa, mais curta ou permanece do mesmo tamanho.

    • Relação com o Sol: Os alunos refletem sobre como a posição do Sol no céu influencia a sombra e o que causa as mudanças observadas.

  3. Reflexão Final:

    • Os alunos são incentivados a relacionar as observações da sombra com o movimento de rotação da Terra, compreendendo por que temos dia e noite.

 

Objetivos de Aprendizado:

  • Compreender o conceito de rotação da Terra e sua relação com a formação do dia e noite.

  • Desenvolver habilidades de observação, registro e análise de dados.

  • Relacionar fenômenos astronômicos com eventos cotidianos, como a mudança da posição do Sol e das sombras ao longo do dia.

 

  • Atividade prática e interativa, que permite aos alunos vivenciarem o conceito de rotação da Terra de forma concreta.

  • Alinhada às habilidades da BNCC, garantindo a adequação ao currículo escolar.

  • Promove o pensamento crítico e a investigação científica, incentivando os alunos a questionarem e refletirem sobre os fenômenos naturais.